Escolher o melhor revestimento é importante não só pela estética, mas também pela qualidade, funcionalidade e durabilidade da estrutura.

Confira alguns passos para escolher corretamente o revestimento para parede externa:

Projeto arquitetônico

O revestimento escolhido deve estar em harmonia e conversando com o projeto arquitetônico. Não tem como escolher um revestimento mais antigo para uma construção moderna.

Localização

O local onde está situada a construção é um ponto muito importante na hora de escolher o revestimento externo da fachada. Um revestimento compatível com as atividades e condições climáticas do local é importante para a durabilidade do local.

Orçamento

O valor que será investido no revestimento deve ser bem pensado. Estipular valores e encontrar materiais que estejam dentro das condições de orçamento é muito importante para a execução de um bom projeto.

Tipos de revestimento externo par fachada
Quando o assunto é revestimento para fachada, estamos lidando com uma variedade de opções. Separamos aqui os principais tipos de revestimento fachada externa:

Revestimento em alvenaria

Essa é uma opção tradicional de revestimento para fachada. A alvenaria usa blocos de concreto ou pedras e, no geral, é resistente e com modelagem clássica.

Revestimento em vidro

Para fachadas mais modernas. o revestimento em vidro é uma opção que oferece transparência para a construção, deixando a entrada de luz natural disponível. É utilizado em formas de painéis ou vidraças inteiras.

Revestimento em madeira  

Para locais mais aconchegantes, a madeira é a opção ideal. Se a ideia é um revestimento de fachada externa mais sustentável, escolher o revestimento em madeira pode ser muito viável.

Revestimento em pedra

As pedras são usadas como matéria prima para alguns revestimentos de fachada, pois elas trazem sofisticação e durabilidade, conferindo diversas opções de cores e textura.

Revestimento em painéis de cimento

Esse revestimento possui pouco custo de manutenção e pode ser usado em diferentes modelos de projetos arquitetônicos. Além disso, possui ótima resistência à umidade.

Revestimento metálico

Materiais comuns como o aço inoxidável e alumínio podem e são frequentemente usados em fachadas. A quem diga que não, mas esse tipo de revestimento para fachada confere uma aparência elegante e garante durabilidade, já que é mais resistente ao desgaste. 

Lembre-se sempre de que a escolha do revestimento para fachada externa deve ser feito de acordo com as especificações do projeto. Um profissional especializado é fundamental para auxiliar na hora da escolha da melhor opção.

Revestimento 3d para fachada externa

De uns tempos para cá, um novo tipo de revestimento vem conquistando e ganhando popularidade pela sua modernidade.

O revestimento 3d para fachada externa traz consigo uma aparência diferente, que chama atenção pela sua tridimensionalidade, com relevos e texturas.

Ele pode ser encontrado em diferentes tipos de materiais, como gesso, concreto ou até mesmo plástico. A diferença desse revestimento para os outros é a sua capacidade de criar inúmeros padrões de designs que se configuram na estética do local.

Optar pelo revestimento 3d é uma boa opção pela sua incrível capacidade de transformar um lugar simples em um verdadeiro espaço de arte a céu aberto. Além disso, com esse revestimento é possível utilizar "jogos" de luz e sombras, trazendo ainda mais autenticidade à fachada.

Importância do revestimento

Além da beleza, o revestimento para fachada externa é muito importante por uma série de fatores. Entenda mais sobre eles:

Proteção 

A partir do momento que o revestimento para fachada é feito, ele atua como barreira entre a estrutura da construção e os desastres, sejam eles ocasionados por chuva, vento, poluição, entre outros.

Durabilidade e vida útil prolongada

Usando o revestimento adequado, a vida útil do local aumenta, conferindo mais durabilidade contra os danos e diminuindo a necessidade de reparos e manutenções prematuras.

Identidade visual

O revestimento externo para fachada confere ao ambiente mais identificação. Ele é a primeira impressão que as pessoas levam de um local e, portanto, trazer um toque da personalidade para esse local desempenha um grande papel.

Facilidade na limpeza

Alguns revestimentos para fachada são feitos por materiais fáceis de limpar e que exigem uma mínima manutenção, o que reduz custos e serviços.

Preocupação com o meio ambiente

Com o aumento da sustentabilidade, é necessário se adaptar às mudanças. O revestimento apresenta um papel eficiente na redução de impacto ambiental. pois muitos são produzidos por materiais certificados ou com sistemas solares integrados aos mesmos.

Logo, escolher o revestimento externo ideal para uma fachada é um passo primordial para a sua obra. Além de ser um grande aliado na proteção de estruturas, ele garante mais estilo e autenticidade para o seu projeto.