A manta para telhado é um produto impermeabilizante que previne problemas, como infiltrações e goteiras.
Ela é instalada em cima de lajes e telhados para evitar que ocorra infiltrações, além de garantir conforto térmico e acústico na construção.
Além disso, por ser uma grande barreira, as mantas térmicas podem ajudar a bloquear ruídos desnecessários que vem da rua e até reduzir a temperatura do ambiente. Legal, né?
Continue essa leitura e saiba quais são os tipos e como aplicar a manta térmica na sua casa!
Tipos:
1. Manta impermeabilizante:
O objetivo da manta impermeabilizante é proteger a construção de goteiras e infiltrações. Ela pode ser aplicada direto sobre a laje ou em cima das estruturas do telhado.
Usar esse tipo de manta garante mais durabilidade da obra, evitando dor de cabeça com problemas de estrutura, mofo, manutenção de limpeza e etc.
2. Manta Asfáltica:
As mantas asfálticas, como o próprio nome já entrega, são fabricadas a partir de uma base de asfalto com a junção de materiais como polímeros elásticos, alumínio e poliéster.
Esse tipo de manta é recomendada para lugares que possuem muita exposição ao calor, pois ela oferece proteção contra os raios UV.
A manta asfáltica é a opção ideal e mais usada em cobertura de lajes, mas é preciso fazer um alerta: por causa da sua estrutura densa e seu peso, ela não é recomendável para telhados.
Por isso, verifique se ela é a melhor opção para a sua construção.
3. Manta térmica:
Essa é uma das queridinhas dos arquitetos e engenheiros. Além de proteger contra goteiras e infiltrações, as mantas térmicas possuem poder quanto o assunto é isolamento térmico e acústico.
Imagina você na sua casa quentinha e silenciosa? Essa manta pode te ajudar nisso!
Ela é ideal para telhados, por ser uma estrutura que está constantemente exposta ao sol, ela cria uma barreira que diminui a passagem do calor para os ambientes internos.
Apesar de ser toda incrível, sempre tem um lado ruim, não é? A instalação da manta térmica é muito mais trabalhosa do que as outras, por isso é importante contar com um profissional especializado no assunto.
Mas só em pensar em ter qualidade de vida e redução dos custos com ar condicionado, aquecedores e ventiladores vale a pena, né?
4. Manta líquida:
A manta líquida, como o nome já diz, é um produto líquido, muito parecido com as tintas convencionais.
Elas são fabricadas através de resina acrílica com aditivos com alto teor sólido, que após a secagem se transformam em uma membrana elástica, flexível e impermeabilizante.
Ela é indicada para ser aplicada em lajes e telhados por ser bastante resistente, permitindo eficiência na proteção contra chuva e sol.
5. Manta subcobertura foil:
A manta subcobertura, assim como a manta térmica, é ótima para reduzir a passagem de calor para os ambientes internos, mantendo a temperatura agradável, tanto no inverno quanto no verão.
Além disso, ela é impermeável, protegendo o telhado de chuva, o que reduz os riscos de infiltrações na obra.
Aplicação:
A aplicação das mantas para telhado são variáveis e vai de acordo com cada profissional e o tipo de manta escolhida.
Confira abaixo o passo a passo da instalação:
- Verifique se a superfície do telhado está regular, limpa e seca. Caso tenha sujeiras, é necessário limpar primeiro com uma lixa elétrica (é importante usar máscara, luva e óculos de proteção, nesse caso);
- Limpeza feita. Hora preparar o telhado! Aplique o primer que faz a preparação para aplicação da manta. Deixe secar pelo tempo indicado pelo fabricante na embalagem;
- A manta para telhado geralmente é no modelo de fita. Um plástico protege a parte colante. Retire uma parte pequena do produto e cole onde vai começar a vedação na telha. Desenrole a fita e vá apertando para fazer a fixação;
- Ligue o maçarico e passe calmamente em cima da fita de manta para que ela amoleça e cole ainda mais. É necessário utilizar uma luva para ajudar a não se queimar e a fazer a pressão correta para colar bem a manta;
- Faça esse processo até o final da manta. Caso seja necessário completar a aplicação com um novo rolo, comece a emenda 10 cm antes do final da faixa anterior. Essa sobreposição é fundamental para garantir a qualidade da impermeabilização;
- Use uma espátula para ajudar no acabamento da aplicação;
- Depois de 72h faça um teste com um fio de água em alguns pontos da faixa para testar se a manta está sem nenhum vazamento.
Pronto, sua manta está instalada!